REGULAMENTO COPA RIO DE FOGUETES (CRF)
1. DA COPA RIO DE FOGUETES (CRF). A CRF em sua primeira edição será realizada entre alunos de todos os anos do ensino fundamental em todo território nacional.
A CRF, assim como a OBAFOG, tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes, em particular, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Obs. A COPA RIO DE FOGUETES (CRF) e a OBAFOG são competições independentes. Embora os regulamentos sejam unificados, as datas e inscrições são diferentes. Fique atento para não ficar de fora. A COPA RIO DE FOGUETES acontece concomitante a primeira fase da OBAFOG e os lançamentos obtidos dentro da competição podem ser utilizados na OBAFOG, mas a responsabilidade de cadastro é dos participantes e professores responsáveis.
2. DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA COPA RIO DE FOGUETES (CO/CRF). Os membros da CO/CRF e respectivas instituições serão relacionados no site www.copariodefoguetes.com.br antes do evento.
3. DAS TAREFAS BÁSICAS DA CO/CRF. À CO/CRF compete:
a) Definir as ações e elaborar o cronograma da CRF em âmbito Estadual;
b) Tomar todas as decisões no que concerne à organização da CRF em âmbito Estadual;
c) Cadastrar os professores que representarão a CRF nos respectivos estabelecimentos de ensino;
d) Elaborar e distribuir em tempo hábil aos professores representantes da CRF as circulares contendo as instruções e os materiais didáticos disponíveis;
e) Buscar patrocínios e apoios institucionais;
f) Estar alinhada com a OBAFOG para garantir total sinergia entre as competições proporcionando a alunos e professores recursos e/ou informações para ampliar sua participação nos eventos.
4. DAS TAREFAS BÁSICAS DOS PROFESSORES REPRESENTANTES DA CRF. As tarefas básicas dos professores representantes da CRF nas escolas são:
a) Arregimentar colaboradores e formar uma equipe para dividir as tarefas sob sua coordenação;
b) Divulgar a COPA RIO DE FOGUETES e a OBAFOG nas escolas de sua região;
c) Divulgar a COPA RIO DE FOGUETES e a OBAFOG entre os alunos do seu estabelecimento de ensino;
d) Coordenar as inscrições dos alunos da sua escola nas competições;
e) Coordenar a etapa Escolar da COPA RIO DE FOGUETES e a OBAFOG e cuidar especialmente da segurança dos participantes e observadores.
f) Dar assistência didática aos professores da escola, quando possível;
g) Providenciar transporte e alimentação para o evento “COPA RIO DE FOGUETES” e a solenidade de premiação dos alunos participantes.
5. DOS NÍVEIS A CRF tem TRÊS níveis, a saber:
a) Nível 1: Destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 1o ao 3o ano. Neste nível os foguetes são lançados obliquamente e movidos por simples impulso.
b) Nível 2: Destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 4o ao 5o ano. Neste nível os foguetes são lançados obliquamente e movidos por simples impulso.
c) Nível 3: Destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados entre o 6o e o 9 o ano. Neste nível os foguetes são lançados obliquamente e movidos pela pressão inserida manualmente pelos respectivos participantes.
6. DOS PARTICIPANTES. Poderão participar todos os estudantes dos nível fundamental do País. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola.
7. INSCRIÇÕES DE ALUNOS NA COPA RIO DE FOGUETES. Toda Escola ou aluno inscrito na COPA RIO DE FOGUETES não estará automaticamente inscrito na OBAFOG, embora ambas as competições sigam os mesmos critérios, são independentes. Toda Escola ou o aluno que decidam participar da COPA RIO DE FOGUETES precisa estar inscrito na plataforma de inscrições através do site (COPARIODEFOGUETES.COM.BR).
Observação: Para facilitar a inscrição de municípios que optem por introduzir a COPA RIO DE FOGUETES como atividade educacional de sua rede, ou parte dela, a inscrição pode ser feita através do envio de planilha (modelo fornecido pela CO/CRF). Neste caso os prazos de inscrição permanecerão os mesmos, porém a forma de envio se dará através do email: contato@copariodefoguetes.com.br
8. DO LOCAL DOS LANÇAMENTOS. O professor deverá providenciar o transporte e alimentação antecipada para seus alunos até o local onde será realizada a COPA RIO DE FOGUETES a fim de lançar os foguetes do nível 1, 2 e 3. É importante atentar para a data e horário de lançamento de cada nível e escola durante a competição. Cada equipe poderá realizar apenas 2 lançamentos e um único aborto. Será considerado para a competição apenas a distância do maior lançamento.
IMPORTANTE: Sugerimos que todos os alunos utilizem óculos, calça comprida, capa de chuva ou jaleco, para proteção durante o lançamento de nível 3.
9. NÍVEIS DE FOGUETES. Os foguetes da COPA RIO DE FOGUETES são distintos e divididos em três níveis.
Nível 1. Só há um tipo de foguete para ser construído e lançado. O foguete será construído pelos alunos a partir de um canudo de refrigerante que voará por simples impulso. A forma de lançamento, ou base de lançamento, é de livre confecção.
Nível 2. O foguete será construído pelos alunos a partir de um canudo de papel enrolado ao redor de um cano de PVC branco roscável (não pode ser ao redor de um cano de PVC marrom, pois os diâmetros externos são diferentes) de 20 mm de diâmetro e 40 cm de comprimento. O foguete voará por simples impulso. A forma de lançamento, ou base de lançamento, é de livre confecção.
NÍVEL 3. O foguete deverá ser construído pelos alunos, ou seja, é terminantemente proibido comprar foguete pronto para ser lançado ou mesmo comprar foguete “quase pronto” para ser lançado. O professor não pode construir foguetes para os alunos. Os foguetes devem ser construídos a partir de duas ou mais garrafas PET, de qualquer volume e terá como propelente somente ÁGUA E AR comprimido injetado por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas. A bomba de pressurização não pode ser elétrica e só pode ser manuseada pelos próprios alunos da equipe, ou seja, nenhum adulto pode pressurizar o ar do foguete. O foguete voará segundo a lei da Ação-Reação. Veja as instruções mais abaixo. A forma de lançamento, ou base de lançamento é de livre. A base de lançamento deve ser presa no chão. Este foguete só pode ter um estágio.
ATENÇÃO: O foguete do Nível 1, 2 e 3 deve ser construído pelo aluno e é ele quem deve lançar o seu foguete, logo, é ele quem deve pressurizar a base de lançamento de foguetes. Nos casos de participantes do Nível 1 e 2, se for preciso, ele pode pedir ajuda a colegas alunos, mas os professores, ou outros adultos NÃO PODEM pressurizar a base pelos alunos, mesmo eles sendo bem pequenos e não tendo muita força muscular É obrigatório assistir ao vídeo sobre SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR: https://youtu.be/Bp6O71fHFIg
10. BASE DE LANÇAMENTOS DOS FOGUETES. Os foguetes somente poderão ser lançados obliquamente (ou seja, fazendo um certo ângulo com a horizontal), pois o objetivo é obter o MAIOR ALCANCE HORIZONTAL POSSÍVEL. Demonstra-se que, qualquer que seja a velocidade inicial do lançamento do foguete, se ele for lançado fazendo um ângulo de 45 graus com a horizontal, ele alcançará a maior distância possível.
Observação: No site (www.oba.org.br) existem vídeos com exemplos de bases e como fazê-las para todos os Níveis da competição.
11. MEDIÇÕES DOS LANÇAMENTOS. Os professores da Escola coordenarão os lançamentos dos foguetes, cuidarão de todos os aspectos da segurança do evento e medirão, em conjunto com os árbitros da CRF, em número INTEIRO de metros os alcances obtidos pelos foguetes medido entre o ponto de lançamento e onde parou o foguete (usar o centro do foguete para a determinação da distância). Exemplo: o foguete viajou qualquer distância entre 12,1m e 12,99m, neste caso, ARREDONDAR PARA 13 metros, ou seja, sempre “arredondar” para o número inteiro seguinte. A competição só aceitará números INTEIROS de metros. Os foguetes podem ser lançados por alunos individualmente ou por equipes de no máximo 3 alunos. Indicamos que sejam formadas equipes a fim de ampliar a socialização e fortalecer o trabalho em grupo.
12. DA PREMIAÇÃO
13. DA SEGURANÇA DOS LANÇAMENTOS. Os lançamentos de foguetes em geral atraem a atenção de todos, porém sempre há o risco de um foguete se extraviar da sua trajetória prevista e cair sobre alguém ou sobre algum bem. Por isso, alunos e observadores devem sempre ser posicionados ATRÁS da linha de lançamento dos foguetes. Se for usar uma base pressurizada, o foguete deve ser liberado dela a partir de um “gatilho” distante 5 ou 6 metros da base. A base deve ser fixada firmemente ao solo. Recomenda-se o uso de um manômetro acoplado à base para medir a pressão interna da base ou usar uma bomba de pressurização (= bomba de encher pneu de bicicleta) com manômetro. Ninguém deve ficar dentro da área de lançamentos em hipótese alguma. A CO/CRF não se responsabiliza por nenhum acidente decorrente da participação de alunos ou professores na COPA RIO DE FOGUETES. Recomendamos fortemente ver o filme SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR, disponível no link: https://youtu.be/Bp6O71fHFIg
14. DOS CUSTOS. Não há taxa de inscrição para Escolas ou alunos participarem da COPA RIO DE FOGUETES, porém as vagas são limitadas. Não deixe para escrever sua escola nos últimos dias, pode não haver mais vagas.
15. PARCERIA OBAFOG. Todo e qualquer assunto não tratado neste regulamento, dúvida ou procedimento, será apreciado e entendido pela CRF segundo os critérios estabelecidos e regulamentos da OBAFOG, assim, recomenda-se à todos os participantes e professores, a leitura desses e devida adequação. www.oba.org.br
16. ALTERAÇÕES/CONSTESTAÇÔES. A fim de garantir maior isonomia entre os participantes, a CRF se reserva o direito de editar o presente regulamento a qualquer tempo, visando garantir um evento competitivo e justo. Contestações poderão ser enviadas por qualquer participante, através do professor responsável, por email à CO/CRF. Todos os participantes desde já acordam em acolher as decisões da CO/CRF a qualquer tempo como finais e resolutivas.
17. DÚVIDAS. Toda dúvida deve ser encaminhada à CRF através do email contato@copariodefoguetes.com.br